Ansiedade e Stress

  • ansiedade é uma reação normal a situações possivelmente estressantes. Ela nos deixa preparados para lidar com acontecimentos potencialmente difíceis da vida. Quando a ansiedade é persistente, inadequada ou piora, pode causar problemas sérios na vida da pessoa, dificultando seu trabalho, estudo, relações com família e amigos, entre outros, tornando-se um Transtorno de Ansiedade.

  • O tratamento dos Transtornos de Ansiedade com Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) vem sendo ao longo dos anos recomendado como tratamento de primeira linha. Há inúmeros estudos de eficácia demonstrando que em torno de 80% dos pacientes tratados pela TCC melhoram de seus quadros ansiosos. Também é um tratamento de primeira linha para as consequências do estresse. Entre os Transtornos de Ansiedade temos:
Síndrome do PânicoStress / Estresse / Esgotamento / Estafa
AgorafobiaBurnout
TAG – Transtorno de Ansiedade GeneralizadaTranstorno de Estresse Agudo
Fobia Social /Ansiedade SocialTranstorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)/ Trauma
Fobias EspecíficasTOC

Pânico

  • O transtorno do pânico ou Sindrome do Pânico é caracterizado por ataques de pânico recorrentes. Sintomas como sudorese, tremores, falta de ar ou sensação de asfixia; coração ou ritmo cardíaco acelerado e sentimentos de pavor são comuns. Esses ataques costumam acontecer de repente, sem aviso. Geralmente se fica com medo de quando o próximo episódio ocorrerá, fazendo com que suas atividades normais fiquem restritas. Clique aqui para ver o excelente vídeo “Vencendo o Pânico que fornece informações de excelência sobre a síndrome do pânico e delineia como é o tratamento cognitivo-comportamental para ela.

Agorafobia

  • A agorafobia é o medo ou ansiedade intensos de se expor a diversas situações de onde a pessoa prevê que não poderá sair ou ser socorrida com facilidade. As situações das quais a pessoa agorafóbica tem medo são várias e incluem as seguintes: 1) uso de transporte público – automóveis, ônibus, trens, navios ou aviões; 2) espaços abertos – áreas de estacionamento, mercados ou pontes; 3) locais fechados – lojas, teatros ou cinemas; 4) filas ou multidão; ou 5) sair de casa sozinho.

TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada é caracterizado por preocupações persistentes. As pessoas com TAG se preocupam com uma série de coisas e por longo tempo, como família, estudos, trabalho, problemas de saúde ou finanças. Podem ter uma sensação geral de que algo ruim vai acontecer. Elas também podem ter inquietação, irritabilidade, tensão muscular, dificuldade de concentração, problemas de sono e sensação geral de nervosismo.

Fobia Social ou Ansiedade Social

  • Fobia Social ou o transtorno de ansiedade social se caracteriza pelo medo de situações sociais nas quais se possa sentir envergonhado ou julgado. Fóbicos sociais normalmente se sentem nervosos ao passar o tempo em ambientes sociais, sentem-se constrangidos na frente dos outros e preocupam-se em ser rejeitados ou ofendidos. Outros sintomas comuns incluem dificuldade em fazer amigos, evitar situações sociais, preocupar-se por dias antes de um evento social, não conseguir comer ou escrever na frente de outras pessoas e sentir-se trêmulo, suado ou com náuseas ao estar em um ambiente social.

Fobias

  • As fobias são medos intensos de certos objetos ou seres (aranhas ou cobras, por exemplo) ou situações (como voar em aviões) que são angustiantes ou intrusivas.

TEPT — Transtorno de Estresse Pós-Traumático

  • transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) pode se desenvolver após um trauma físico ou emocional grave, como um desastre natural, acidente grave ou crime. Os sintomas incluem flashbacks do trauma, pesadelos e pensamentos assustadores que interferem na rotina diária de uma pessoa por meses ou anos após a experiência traumática. O TEPT ganhou uma sessão separada e com doenças relacionadas a ele no novo DSM-5.

Transtorno do Estresse Agudo

  • O Transtorno de Estresse Agudo apresenta sintomas típicos que duram de três dias a um mês após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. Em geral envolve uma resposta de ansiedade que inclui alguma forma de revivência ou reatividade ao evento traumático. Se os sintomas persistirem por mais de um mês e satisfizerem os critérios de TEPT, o diagnóstico muda de transtorno de estresse agudo para TEPT.

Stress / Estresse

  • Stress (estresse), também conhecido como estafa ou esgotamento, podendo também ocorrer como Burnout, entre outros. O stress é uma resposta emocional a um evento estressor, que pode ser breve, como uma discussão com o chefe, ou longo como sofrer os efeitos de discriminação, do assédio moral no trabalho ou de uma doença crônica. Pessoas sob estresse podem apresentar sintomas mentais e físicos, como irritabilidade, raiva, fadiga, dores musculares, problemas digestivos e dificuldade para dormir. O estresse pode ser breve, situacional, até mesmo uma força positiva que motiva o desempenho, mas, se vivenciado por um longo período de tempo, pode se tornar um estresse crônico, o que afeta negativamente a saúde e o bem estar.

TOC

^