TOC, Relacionados e Comorbidades Comuns

TOC – Transtorno Obsessivo-CompulsivoTranstornos de Tiques
TricotilomaniaSíndrome de Tourette
Transtorno de Escoriação ou Skin-pickingTDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno de AcumulaçãoTranstorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC)*
Transtorno Dismórfico CorporalCiúme Obsessivo*

TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo

transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por sentimentos e pensamentos persistentes e incontroláveis (obsessões) e rotinas ou rituais (compulsões). Alguns exemplos comuns incluem a lavagem compulsiva das mãos em resposta ao medo de germes ou a verificação repetida de erros no trabalho. O TOC ganhou uma sessão separada e com doenças relacionadas a ele no novo DSM-5.

Tricotlomania

Na Tricotilomania a pessoa fica arrancando o próprio cabelo, o que resulta em perda de cabelo. A pessoa tenta, mas não consegue parar de arrancar cabelos. Isso causa sofrimento ou prejuízo na vida social, profissional e em outras áreas da vida da pessoa. Obs.: quando a pessoa não apenas arranca, mas também come o cabelo, isso não é só tricotilomania, existe outro transtorno associado a ela.

Transtorno de Escoriação – Skin-Picking

No Transtorno de Escoriação, também chamado de Skin-Picking, a pessoa fica beliscando a pele até machucar (escoriar). Pode ficar espremendo espinhas, cravos e pequenas imperfeições da pele, por exemplo, ou tirando casquinha de machucados, “futucando” a pele até causar lesões. Ela tenta parar de ficar beliscando (futucando), mas não consegue. Isso causa sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou de outras áreas importantes para a pessoa.

Transtorno de Acumulação

O Transtorno de Acumulação consiste em uma necessidade de guardar objetos, independente de terem valor ou não, sofrimento e grande dificuldade em descartá-los. Esta acumulação de objetos vai entulhando e dificultando a utilização de espaços. A acumulação pode causar sofrimento significativo ou prejudicar o funcionamento social, profisssional e de outras áreas da vida, inclusive vida social e familiar).

Transtorno Dismórfico Corporal

No Transtorno Dismórfico Corporal a pessoa se preocupa e sofre com um ou mais defeitos ou falhas que ela percebe como graves em sua aparência e que os outros não percebem ou acham muito leves. A pessoa com transtorno dismórfico corporal faz comportamentos repetitivos devido a essa preocupação, como se olhar muito no espelho, se arrumar demais, ficar se comparando com outros etc.. Isso causa prejuízos na sua vida social, profissional, laboral ou outras áreas da vida dela.

Transtornos de Tiques

Um tique é um movimento ou vocalização, rápido recorrente e não ritmado que a pessoa faz involuntariamente. Alguns tiques são comuns, como piscar os olhos ou limpar a garganta, tossir, mas qualquer som ou movimento pode acontecer no tique.

Existem vários tipos de transtornos de tiques, entre eles:

  • Transtorno de Tique Transitório, que consiste em tiques motores OU vocais que persistem por pelo menos um ano desde o primeiro tique. Os tiques podem ser motores (de movimento) OU vocais (sons, barulhos) e não os dois juntos. Os tiques começam antes dos 18 anos;
  • Transtorno de Tique Motor ou Vocal Persistente (Crônico) que persiste por mais de um ano desde o primeiro Tique. Os tiques podem ser motores (de movimento) OU vocais (sons, barulhos) e não os dois juntos. Os tiques começam antes dos 18 anos;
  • Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette

Na Síndrome de Tourette também chamada de Transtorno de Tourette, múltiplos Tiques Motores E um ou mais Tiques Vocais aconteceram, juntos, mas não necessariamete ao mesmo tempo. Os tiques de movimento e os tiques de sons da Síndrome de Tourette podem aumentar ou diminuir de intensidade e frequência, mas persistiram por pelo menos um ano desde o primeiro tique. Os tiques começam antes dos 18 anos.

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

No Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) a característica essencial é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que atrapalha o funcionamento ou o desenvolvimento de maneira significativa. A desatenção pode ocorrer como distração em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização. A hiperatividade é uma atividade motora excessiva e inapropriada para aquele contexto, como correr ou remexer, batucar ou conversar em excesso. Em adultos, pode aparecer como inquietude extrema, impulsividade ou ações precipitadas, p. ex., atravessar uma rua sem olhar, interromper os outros em excesso, assumir um emprego sem informações adequadas, entre outros).

Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC)*

No Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC) a característica essencial é uma preocupação excessiva com ordem, perfeccionismo e controle mental e interpessoal. Eles dão tanta atenção a regras, pequenos detalhes, procedimentos, listas, cronogramas etc., a ponto de o objetivo principal da atividade ser perdido, por exemplo, o tempo é mal alocado com listas, e as tarefas mais importantes são deixadas por último. Ficam envolvidos em tornar cada detalhe de um projeto tão absolutamente perfeito que este jamais é concluído. O perfeccionismo e os padrões elevados de desempenho autoimpostos causam disfunção e sofrimento significativo a esses indivíduos. É comum outras pessoas se incomodarem muito com os atrasos e as inconveniências que resultam desse comportamento.

Ciúme Obsessivo

O Ciúme Obsessivo, é caracterizado pela preocupação não delirante com a infidelidade percebida do parceiro e pode levar a comportamentos ou atos mentais repetitivos (rituais) em resposta às preocupações com a infidelidade. Há sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. Este tipo de Ciúme Obsessivo é classificado como “Outro Transtorno Obsessivo-compulsivo e Transtorno Relacionado Especificado” no DSM-5

^