Psicóloga

Nívea Maria Machado de Melo,
CRP-05/37413,
é psicóloga clínica e trabalha com
Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia de Esquemas .
Faz terapia online e presencial em Botafogo, Copacabana e Centro do Rio de Janeiro, RJ, para adultos, adolescentes e idosos.
(21)99265-6229 (whatsApp) e (21)3186-5984 (fixo).

Nívea Melo é psicóloga formada pela UFRJ, fez estágio supervisionado em Terapia Cognitivo-Comportamental com o prof. Dr. Bernard Rangé e é Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nivea é professora em cursos de pós-graduação, professora convidada da graduação da UFRJ, autora, tradutora inglês-português e palestrante em escolas e empresas. Está sempre se atualizando na prática clínica das Terapias Cognitivo-Comportamentais para melhor atender seus pacientes e alunos, participando de cursos, treinamentos, formações, congressos, palestras, workshops etc.

• Para ver o currículo da psicóloga, clique aqui .
• Ou visite a Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0685313926542499

Nivea Melo CBTC2011
Nivea Melo CBTC2011


Alguns certificados:

• Advanced Certificate in TCC/TREC pelo Albert Ellis Institute;

• Formação em Terapia de Esquemas pela ISST – International Society of Schema Therapy/Wainer Psicologia;

• Terapeuta Cognitiva Processual Certificada

A psicóloga Nivea Melo tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, atuando principalmente com:

• Transtornos da Ansiedade (exs.: Síndrome do Pânico, Agorafobia, Fobia Social, TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada, Ansiedade de Separação, Fobias Específicas, como: medo de avião, medo de dirigir, medo de insetos, medo de altura etc.

• TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtornos relacionados, como Tricotilomania, Skin-Picking (Transtorno de Escoriação), Acumulação, Transtorno Dismórfico Corporal, além de Síndrome de Tourette e TDAH – Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção.

• Depressão e outros transtornos como Bipolaridade ou Transtorno Bipolar, Ciclotimia, Distimia, Luto.

• Stress (Estresse) / Esgotamento / Estafa;
• Transtorno de Estresse Agudo;
• Transtorno de Estresse Pós-Traumático (stress pós-traumático) – TEPT;

• Relacionamentos (problemas de relacionamento, final de relacionamento/fim de namoro/divórcio, controle da raiva etc.); Disfunções Sexuais;

• Transtornos de Personalidade (Borderline, Narcisista, Dependente, entre outros);

Nivea Melo se dedica ao trabalho voluntário há anos, sendo por exemplo, Psicóloga Voluntária da Riostoc (Associação de Familiares, Amigos e Portadores de TOC e Síndrome de Tourette do Rio de Janeiro) desde 2006, além de participar do Conselho Científico desta associação desde 2012.

Nívea Melo faz divulgação científica em Psicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental na internet e na grande mídia, tendo sido entrevistada por várias TVs, Rádios e Revistas, bem como mantendo os seguintes canais de comunicação on-line desde 2008:

A Psicóloga Nívea Melo, pelo contexto do momento, não está trabalhando com crianças e casais, tampouco com autistas, pessoas com transtornos neurocognitivos graves, dependentes de álcool e outras drogas, esquizofrênicos, psicóticos, psicopatas e perpetradores de violência física ou sexual. Tais pacientes são encaminhados a colegas que, além de qualificados, também têm preferência e afinidade para tratamento destes quadros.

^